Alemanha vê acordo sobre programa nuclear iraniano em breve

Alemanha vê acordo sobre programa nuclear iraniano em breve

Ministro Heiko Maas comentou que há "muitas questões técnicas" para resolver

AFP

Heiko Maas considera possível se chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano

publicidade

O ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, disse considerar "possível" se chegar em breve a um acordo sobre o programa nuclear iraniano, apesar da eleição do ultraconservador Ebrahim Raisi como presidente.

"Estamos avançando passo a passo em cada rodada de negociações e supomos que, no contexto das eleições presidenciais (iranianas), há boas chances de concluí-las em um futuro próximo", disse Maas, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (23), em Berlim, junto com o secretário de Estado americano, Antony Blinken. "As negociações em Viena não são fáceis. Isso ficou claro nas últimas semanas", admitiu o ministro, acrescentando que ainda há "muitas questões técnicas" para resolver.

Três dias depois de sua eleição, Raisi declarou, na segunda-feira (21), que não autorizaria "negociações por prazer" sobre o programa nuclear. "Mas todas as negociações que garantirem os interesses nacionais do Irã serão, certamente, apoiadas", acrescentou o futuro presidente, que assume o cargo em agosto.

Negociações

O acordo de Viena concede ao Irã um alívio das sanções de países ocidentais e das Nações Unidas em troca de seu compromisso de não se dotar de arma atômica e de reduzir drasticamente seu programa nuclear. Este último está sob estrito controle da ONU.

Em 2018, o pacto foi sabotado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se retirou do acordo e restabeleceu as sanções americanas contra Teerã.

As negociações em curso em Viena tentam fazer os EUA voltarem ao acordo. A solução poderia passar por um alívio das sanções de Washington, em troca de o Irã aplicar estritamente o pacto, o que deixou de fazer desde a retomada das sanções.

Veja Também

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895