Após posse, Joe Biden chega à Casa Branca

Após posse, Joe Biden chega à Casa Branca

Democrata estava acompanhado da vice-presidente Kamala Harris e apoiadores

Correio do Povo

Democrata estava acompanhado da vice-presidente Kamala Harris e apoiadores

publicidade

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden e sua vice Kamala Harris chegaram à Casa Branca, no final da tarde desta quarta-feira, após posse ocorrida no Capitólio, sede do Poder Legislativo americano. O trajeto dos democratas até a residência foi feito no carro presidencial, sob forte esquema de segurança, e depois a pé.

No trecho percorrido no pátio da Casa Branca, Biden esteve acompanhado de demais autoridades do novo governo, políticos e apoiadores. O ato contou com um número reduzido de pessoas, bem inferior ao permitido na posse mais cedo, devido às restrições da pandemia de coronavírus. Todos os presentes mantiveram o distanciamento e usavam máscaras.

Apesar da Suprema Corte ter recebido uma ameaça de bomba antes mesmo da posse, a Segurança nacional não registrou nenhuma ocorrência durante o dia. Todas as manifestações pró e contra ao novo governo registradas ocorreram de forma pacíficas. Washington teve policiamento reforçado há dias, em razão do ataque ao Capitólio duas semanas atrás. 

Apesar de não ter participado da cerimônia de transição de governo, deixando a Casa Branca ainda pela manhã, o ex-presidente Donald Trump cumpriu ao tradicional gesto e deixou um bilhete a Biden no Salão Oval do edifício residêncial em Washington. O conteúdo do bilhete não foi divulgado.

A cerimônia de posse contou também com a participação das cantoras Lady Gaga, que interpretou o hino dos Estados Unidos, e Jennifer Lopez. Com uma agenda lotada durante todo o dia, Biden arranjou tempo para tuitar logo após a saída de Donald Trump. Ele afirmou que hoje é "um novo dia na América".

Trump deixou a Casa Branca de helicóptero rumo a uma base aérea e de lá seguiu de avião à Flórida, onde irá residir. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895