Austrália alerta 240 mil sobre possibilidade de evacuação por incêndios

Austrália alerta 240 mil sobre possibilidade de evacuação por incêndios

Focos das chamas se aproximam de áreas urbanas do estado de Victoria

AFP

Autoridades utilizam todos os recursos na tentativa de mitigar as chamas

publicidade

As autoridades australianas enviaram, nesta sexta-feira, mensagens de celular a 240 mil pessoas no estado de Victoria recomendando-lhes que estejam prontas para fugir da sua área de residência "assim que recebam a ordem". Apesar de as previsões apontarem para uma queda do vento, a partir de sábado, as autoridades antecipam que as próximas horas serão "muito, muito complicadas".

As populações de regiões de alto risco, em Nova Gales do Sul e Austrália do Sul, foram igualmente notificadas para pensarem em abandonar as suas casas, mas não foi revelado quantas pessoas receberam a mensagem. Shereen e Kim Green, proprietários de três casas e de 50 cabeças de gado nos arredores da cidade costeira de Éden, na Nova Gales do Sul, foram entrevistados enquanto enchiam um tanque com capacidade para mil litros de água. Atrás deles, o horizonte era só fumaça, enquanto o ar em torno ficava carregado de cinzas empurradas pelos ventos fortes. "Isto é para apagar focos de incêndio e vamos ficar a pé a noite toda para proteger a nossa propriedade", explicou Shereen, enquanto o seu veículo estremecia sob as rajadas de vento. "Estamos aproveitando a oportunidade enquanto podemos".

Em Éden, o nível de alerta subiu para atenção e ação na noite de sexta-feira. Sob uma torre de vigia, Robyn Malcom, outro residente, garantiu que "se tudo correr mal, vamos correr para o porto e embarcamos num barco".

Aos jornalistas, o primeiro-ministro, Scott Morrison, revelou que os militares estão de prontidão para agir no terreno, caso as condições de eclosão de incêndio se tornem extremas, sob altas temperaturas e ventos erráticos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895