Avião da FAB segue para Roraima com ajuda humanitária para Venezuela
Aeronave está carregada com 23 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros socorros
publicidade
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Brasília na manhã desta sexta-feira em direção a Roraima com ajuda humanitária para Venezuela. Segundo informações da FAB, a aeronave está carregada com 23 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros socorros. O pouso será feito em Boa Vista e depois os itens serão transportados até a cidade de Pacaraima, cidade que fica no Norte de Roraima e que faz fronteira com a Venezuela.
Na tarde dessa quinta, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou o fechamento total da fronteira com o Brasil. Maduro tomou a decisão após participar de uma reunião com o alto comando militar em Fort Tiuna. O líder venezuelano disse ainda que está "avaliando um fechamento total da fronteira com a Colômbia", diante do que chamou de "provocações" e agressões do governo do presidente Iván Duque em aliança com o presidente americano, Donald Trump.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, viajará hoje para Cúcuta, na Colômbia, fronteira com a Venezuela, para participar da cerimônia que formaliza do início da ajuda humanitária para os venezuelanos. A solenidade é organizada pelo presidente da Colômbia, Iván Duque, que coordenará na segunda-feira reunião do Grupo de Lima. O encontro contará com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão.
A reunião ocorrerá um mês depois do encontro em que 11 dos 14 países que compõem o Grupo de Lima reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.
🇧🇷🤝🇻🇪| Brasil mantém ajuda à #Venezuela, mesmo com fronteira fechada. Avião da FAB foi para #Roraima com quase 23 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros socorros para a ajuda humanitária colocada à disposição dos venezuelanos. | Com @portalfab pic.twitter.com/XaSz3Twu8W
— TV NBR (@TVNBR) February 22, 2019