Biden pede união nos Estados Unidos e fala em derrotar "terrorismo doméstico"

Biden pede união nos Estados Unidos e fala em derrotar "terrorismo doméstico"

Presidente dos Estados Unidos alertou para a pandemia de Covid-19

AFP

Biden e Kamala tomaram posse nesta quarta-feira

publicidade

O democrata Joe Biden prometeu nesta quarta-feira em seu discurso de posse como presidente dos Estados Unidos que seu país derrotará o "terrorismo doméstico" e a ideologia supremacista branca. Os Estados Unidos enfrentam "a ascensão do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico, que é algo que devemos enfrentar e que vamos derrotar", disse Biden após tomar posse como 46º presidente dos Estados Unidos.

Em discurso que durou cerca de 30 minutos, ele voltou a reforçar seu pedido de união ao povo americano – bandeira que permeou toda a sua campanha eleitoral – para "passar pelo inverno obscuro" da pandemia, que já deixou 400 mil mortos por Covid-19 nos Estados Unidos. Às vítimas fatais, Biden dedicou uma prece silenciosa durante sua fala. O presidente americano não deixou de falar sobre eventos recentes, como a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro e diversos ataques à democracia americana, incluindo as fakes news que permearam o último pleito e a conflituosa relação de transferência de poder na Casa Branca. Este período de desafios foi definido por Joe Biden como "tempo de teste".

"Tempo de teste. Nós enfrentamos um ataque à democracia, epidemia, crise climática, racismo... Em cada um desses momentos nos desafiamos de um jeito profundo. É hora da coragem, há muito para fazer. Nós vamos ser julgados como enfrentamos essa crise. Vamos enfrentar e fazer nossa obrigação. E quando fizermos isso, vamos escrever um novo capítulo na história americana", discursou. "Minha alma inteira está aqui: juntar a América, unir nosso povo. Eu peço a cada americano que se junte a mim."

Diante das autoridades, Biden saudou sua vice-presidente Kamala Harris e lembrou que hoje marca o dia histórico em que a primeira mulher assume este cargo no país. A tradicional cerimônia também contou com a participação de artistas, como Lady Gaga e Jennifer Lopez. O ex-presidente Donald Trump deixou a Casa Branca de helicóptero pela manhã e não participou da transição da posse à Biden. No entanto,o ex-Vice-presidente Mike Pince esteve na cerimônia representando o partido Republicano. Por volta das 14h30min, foi concluída a primeira parte da posse e as autoridades se deslocaram para o interior do Capitólio, que é o centro do Poder Legislativo do Estado americano.

Após a posse, Joe Biden e Kamala Harris vão participar de uma caminhada ao redor do Capitólio - desta vez sem a tradicional participação de apoiadores, por conta da pandemia - junto a membros do exército, em um gesto que celebra a transição de poder, nos ritos do país. A dupla empossada deve chegar à Casa Branca, pela primeira vez como líderes, por volta das 17h15min, no horário de Brasília, segundo a equipe de comunicação do democrata, com escolta policial.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895