Biden projeta vitória e afirma: "Vamos provar que a democracia funciona"

Biden projeta vitória e afirma: "Vamos provar que a democracia funciona"

Candidato democrata indicou direções do seu provável governo em discurso pedindo união

Bernardo Bercht

Candidato democrata reforçou pedido de calma para contagem de votos

publicidade

Aguardando confirmação a qualquer momento de que será o presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden projetou força ao discursar para a nação, ao lado de sua vice, Kamala Harris. "Temos que contar todos os votos para provar como se faz na história desse país: Democracia funciona", frisou.

"Eu não vou deixar parar esse processo, não importa o quanto tentem, ou quantos tentem", emendou Biden, em meio às várias tentativas de Donald Trump e dos republicanos em questionar os procedimentos eleitorais.
"Ainda não temos uma declaração final de vitória, mas os números mostram uma história clara e convincente. Vamos vencer essa disputa", salientou o democrata.

Biden exaltou as viradas na Pensilvânia e na Geórgia e destacou a grande vantagem nos votos totais do país. "Vamos vencer com uma maioria clara da nação por trás da gente. 74 milhões de votos, mais que qualquer presidente recebeu na história do país", apontou, antes de alfinetar o adversário. "Superamos Donald Trump por 4 milhões de votos e está crescendo."

Depois disso, o ex-vice-presidente voltou a pedir paciência pela apuração. "Os números se movem devagar na TV, mas não esqueçam. Os números não são só números: representam eleitores, homens e mulheres que precisam ser reconhecidos", argumentou. "Com todas as raças, credos, religiões. Nos deram um mandato para agir sobre economia, clima e a crise da pandemia. Querem um país unido e não que se separa cada vez mais."


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895