Boca de urna indica segundo turno no Uruguai
capa

Boca de urna indica segundo turno no Uruguai

Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou voltarão a se enfrentar nas urnas em 24 de novembro

Por
Correio do Povo

Uruguai terá segundo turno entre esquerda e centro-direita

publicidade

Projeções realizadas por diferentes órgãos indicam que o Uruguai terá segundo turno entre o candidato de esquerda, Daniel Martínez, e o ex-senador, de centro-direita, Luis Lacalle Pou. Caso se confirme o resultado, uma nova votação será realizada em 24 de novembro, aí sim definindo o futuro presidente do país. 

O governista Martínez, do Frente Amplio, tem entre 38% e 39,9% dos votos, de acordo com as consultorias. Lacalle Pou obteve entre 29% e 30% dos votos. Os institutos que realizaram os levantamentos foram Cifra, Equipos, Factum e Opción. 

Cerca de 2,6 milhões de uruguaios votaram neste domingo em eleições nacionais e renovaram o total do Parlamento, com uma dura queda da maioria governista da Frente Ampla, segundo as primeiras pesquisas. A coalização de partidos de esquerda venceu as três últimas eleições presidenciais e governa o país desde 2005. 

Reforma na segurança não obtém maioria

Os uruguaios também votaram sobre uma reforma constitucional endurecendo leis de segurança e criando uma guarda nacional. O plebiscito ocorreu paralelamente às eleições e, para ser aprovado, o projeto precisava superar os 50% de votos válidos. No entanto, segundo dados das consultorias, este índice ficou entre 46% e 47%, sendo, então, arquivado.