Boris Johnson e presidente da Comissão Europeia conversam sobre o Brexit
Ursula von der Leyen e o primeiro-ministro britânico debateram a crise de saúde, principalmente por conta da nova mutação do coronavírus
publicidade
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram por telefone nessa segunda-feira sobre as negociações comerciais pós-Brexit, estagnadas particularmente a respeito da pesca, informou nesta terça-feira uma fonte europeia.
Os dois conversaram sobre a crise de saúde, agravada no Reino Unido pela detecção de uma mutação do coronavírus que provocou o fechamento de fronteiras por parte de dezenas de países e paralisou o tráfego de mercadorias com a vizinha França.
O Reino Unido, que abandonou oficialmente a União Europeia (UE) em 31 de janeiro, cortará definitivamente os laços com o bloco em 31 de dezembro. Apesar do pouco tempo restante, britânicos e europeus ainda não alcançaram um acordo comercial que flexibilize as consequências da ruptura.
Veja Também
- Reino Unido busca saída para bloqueio de fronteiras pelo coronavírus
- Após fechamento de fronteiras, Johnson garante que rede de abastecimento é sólida no Reino Unido
As negociações, que segundo várias fontes registraram alguns avanços nos últimos dias de intensos contatos em Bruxelas, continuam bloqueadas ante a exigência europeia de poder continuar pescando nas ricas águas britânicas.
O Reino Unido insiste em "recuperar o controle de sua pesca" após o fim do período de transição pós-Brexit em 31 de dezembro. Esta negociação foi ofuscada, no entanto, pelo caos provocado nos transportes de mercadorias após a detecção na Inglaterra de uma nova variante do coronavírus mais contagiosa que as anteriores.