Brasileiro ganha prêmio da Unesco para a cultura árabe

Brasileiro ganha prêmio da Unesco para a cultura árabe

Distinção recompensa esforços para a difusão e o conhecimento da cultura árabe no mundo

AFP

publicidade

O escritor libanês Elias Khoury e o editor brasileiro João Baptista de Medeiros Vargens conquistaram o Prêmio Unesco-Sharjah de cultura árabe 2011, informou nesta terça-feira a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Este prêmio recompensa os esforços para a difusão e o conhecimento da cultura árabe no mundo. Os dois receberão o prêmio das mãos da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, no dia 27 de fevereiro na sede da organização, em Paris.

João Baptista de Medeiros Vargens é editor, autor, tradutor, lexicólogo e professor de língua e civilização árabes. Foi recompensado "por seu envolvimento no estudo da influência da língua árabe na língua portuguesa, assim como por seu trabalho de promoção da presença da civilização árabe-muçulmana no Brasil e, de maneira mais geral, nos países lusófonos", indicou o júri presidido por Isabella Camera d'Afflito, da Universidade de Roma La Sapienza.

Elias Khoury, escritor, dramaturgo e professor universitário, é autor de uma dúzia de romances, entre eles "Yalo" e "Porta do Sol". Seus livros foram traduzidos a diversos idiomas, entre eles o hebraico. "Seu combate e sua produção literária refletem um intelectual livre que dá voz aos sem voz", considerou o júri.

O Prêmio Unesco-Sharjah para a cultura árabe recompensa duas personalidades, uma originária do mundo árabe e outra de um país não árabe, que tenham contribuído mediante suas obras artísticas, intelectuais ou promocionais para o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento da cultura árabe no mundo. Cada um dos premiados recebe 30 mil dólares.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895