Brexit sem acordo será "choque instantâneo" para economia, afirma presidente do Banco da Inglaterra

Brexit sem acordo será "choque instantâneo" para economia, afirma presidente do Banco da Inglaterra

Mark Carney citou que possível desvalorização da libra aumentaria de modo repentino os preços de bens importados

AFP

Mark Carney comentou sobre possível desvalorização da libra

publicidade

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Mark Carney, advertiu nesta sexta-feira que um Brexit sem acordo provocará um "choque instantâneo" na economia britânica. "Sem acordo, o choque para a economia é instantâneo", declarou Carney à BBC, depois que o novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não descartou uma saída sem acordo da União Europeia (UE) em 31 de outubro. "Algumas empresas deixam de ser rentáveis nesta hipótese", completou Carney, antes de advertir que o número de companhias afetadas pode ser "considerável". 

O presidente do BoE afirmou que no caso de Brexit sem acordo, a desvalorização da libra aumentaria de modo repentino os preços de bens importados como petróleo e alimentos, o que provocaria o aumento da inflação. Carney disse que ainda espera um acordo com Bruxelas, algo que Boris Jonshon declarou que aspirava. 

Carney advertiu, no entanto, que existe um "possibilidade significativa" de que o Reino Unido abandone a UE sem um acordo de divórcio. "Há algumas indústrias muito grandes neste país nas quais o que é altamente rentável se transforma em não rentável, se torna não econômico, em caso de não acordo", disse Carney. "Decisões muito difíceis devem ser tomadas", completou. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895