Câmara dos EUA votará lei para limitar poder de Trump usar força contra Irã

Câmara dos EUA votará lei para limitar poder de Trump usar força contra Irã

Legislação busca evitar novo episódio como o ataque que matou general iraniano no Iraque

AFP

Pelosi também liderou votação de impeachment contra o presidente

publicidade

A Câmara dos Representantes deve votar nesta quinta-feira uma legislação para limitar a capacidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de usar a força militar do país contra o Irã. A informação foi confirmada pela presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi.

O movimento do legislativo norte-americano ocorre após o país persa ter atacado duas bases militares no Iraque que abrigam tropas americanas.

Se aprovada, a legislação faria Trump interromper as hostilidades contra o Irã, a menos que o Congresso as autorizasse explicitamente ou que fossem necessárias para defender as tropas norte-americanas contra um ataque, de acordo com um esboço do projeto de lei.

"O presidente deixou claro que não tem uma estratégia coerente para manter a população segura, diminuir a tensão com o Irã e garantir a estabilidade da região", afirmou Pelosi através de um comunicado. "Nossas preocupações não foram atendidas pela insuficiente notificação do presidente por meio da Lei de Poderes de Guerra e pelo encontro de hoje" com membros do governo, afirmou.

Sob a Ata de Poderes de Guerra de 1973, o governo deve notificar o Congresso sobre importantes ações militares, mas Trump enviou de maneira incomum, como documento restrito, sua justificativa para o ataque que matou o poderoso general iraniano Qassem Soleimani no Iraque. Pelosi disse que a Câmara dos Representantes votaria, de acordo com a lei de 1973, para limitar a capacidade de Trump de iniciar uma guerra contra o Irã.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895