Catalunha estuda confinamento domiciliar de fim de semana

Catalunha estuda confinamento domiciliar de fim de semana

Número de casos disparou na região nos últimos dias, e governo pretende adotar novas medidas para conter novos casos

AFP

Governo da Catalunha estuda confinamento aos finais de semana

publicidade

O governo regional da Catalunha estuda decretar um confinamento domiciliar nos finais de semana para conter a pandemia de coronavírus que provocou a aplicação de um toque de recolher em quase toda Espanha. "É um cenário que está sobre a mesa, porque durante o fim de semana é quando há mais interação social", disse a porta-voz do governo regional, Meritxell Budó, ao ser questionada sobre esta opção em uma entrevista à rádio pública catalã.

Os contágios dispararam recentemente nesta região, na linha do que foi registrado no território nos últimos dias, quando a Espanha se tornou o primeiro país da União Europeia a passar de um milhão de pessoas infectadas com Covid-19.

No domingo, o governo espanhol decretou estado de alerta e impôs toque de recolher noturno em todo país, com a exceção das ilhas Canárias. Até o momento, o decreto não contempla um confinamento domiciliar como o implantado na primeira onda do coronavírus e aplicado durante esta segunda onda em países como Israel, Irlanda, ou na região britânica de Gales.

"Temos de evitar o confinamento total do mês de março, a não ser que seja estritamente necessário e seja a única opção. Portanto, temos que ir explorando diferentes cenários, e um deles pode ser este", disse a porta-voz do governo catalão. Na Espanha, as competências na área de saúde recaem nos governos das 17 regiões autônomas, embora o Executivo central possa aprovar diretrizes gerais como o toque de recolher noturno.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895