Central nuclear em cidade dos Estados Unidos fechará em 2019

Central nuclear em cidade dos Estados Unidos fechará em 2019

Justificativa dada pela empresa Exelon é de que local não é "suficientemente rentável"

publicidade

A central nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, onde ocorreu o pior acidente nuclear civil nos Estados Unidos, terá de fechar em setembro de 2019 por não ser o suficientemente rentável - anunciou nesta terça-feira a empresa que a opera. "A Exelon Corporation fechará prematuramente sua central de Three Mile Island, em 30 de setembro de 2019, na falta das reformas necessárias", indicou a companhia em um comunicado.

Com apenas um reator no serviço após o acidente no qual seu outro reator se fundiu parcialmente em março de 1979, a central emprega cerca de 675 pessoas a aproximadamente 20 quilômetros ao sul de Harrisburg, a capital da Pensilvânia. A maioria delas será demitida, informou a Exelon.

No comunicado, a empresa, que opera 23 reatores nucleares nos Estados Unidos, questiona o estado da Pensilvânia, acusando-o de não tomar as medidas necessárias para apoiar a indústria nuclear, ao contrário de outros estados como Nova York e Illinois.

O anúncio do fechamento surge em meio às dúvidas sobre o destino dessa indústria nos Estados Unidos, apesar de o país continuar sendo o maior produtor de energia nuclear do mundo, com 99 centrais em funcionamento. Uma dezena de reatores foi desligada recentemente, ou teve sua inatividade programada para os próximos anos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895