Cerca de 43% da população mundial está em isolamento por pandemia

Cerca de 43% da população mundial está em isolamento por pandemia

Mais de 3,38 bilhões de pessoas em quase 80 países estão sem sair de casa

AFP

Madrilenhos dançam em suas sacadas durante quarentena na capital espanhola

publicidade

Mais de 3,38 bilhões de pessoas em quase 80 países ou territórios estão confinadas em suas casas, por decreto ou voluntariamente, para lutar contra a Covid-19, segundo um balanço elaborado neste domingo a partir de uma base de dados da AFP. O número representa quase 43% da população mundial, que a Organização das Nações Unidas (ONU) calcula em 7,79 bilhões de pessoas em 2020.

A província chinesa de Hubei e sua capital, Wuhan, origem da epidemia, foram as primeiras a adotar o confinamento, no fim de janeiro. E enquanto estas áreas começam a retomar a vida normal de forma progressiva, após dois meses de isolamento, as mesmas medidas de confinamento aplicadas pela China foram adotadas ao redor do mundo nas últimas semanas.

Mais de 500 milhões de pessoas estavam afetadas por este tipo de restrições em 18 de março, mais de um bilhão no dia 23, mais de dois bilhões no dia seguinte e mais de três bilhões em 25 de março. Neste domingo, ao menos 3,381 bilhões de pessoas de pelo menos 78 países e territórios permaneciam em suas casas. A maioria – ao menos 2,45 bilhões de habitantes de 42 países e territórios - estava obrigada a seguir a medida.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895