Chefe do Parlamento se autoproclama "presidente encarregado da Venezuela"

Chefe do Parlamento se autoproclama "presidente encarregado da Venezuela"

Tribunal Supremo de Justiça venezuelano havia determinado investigação criminal aos integrantes da casa

AFP e Agência Brasil

Juan Guaidó prometeu defender governo de transição eleições livres no país

publicidade

O presidente do Parlamento - de maioria opositora -, Juan Guaidó, se autoproclamou "presidente encarregado da Venezuela" com vistas a uma saída do poder do presidente Nicolás Maduro, ante uma multidão de seguidores em Caracas


"Hoje, 23 de janeiro de 2019, em minha condição de presidente da Assembleia Nacional, ante Deus todo-poderoso e a Venezuela, juro assumir formalmente as competências do Executivo nacional como presidente em exercício da Venezuela." Antes do juramento, Guaidó reiterou a promessa de anistia aos militares que abandonarem Maduro e apelou para que fiquem "do lado do povo". Segundo ele, é preciso reagir à "usurpação" do poder por parte do presidente da República, instaurar o governo de transição e eleições livres.

• Manifestações deixam quatro mortos e estátua de Chávez é queimada na Venezuela

Mais cedo, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano tinha determinado ao Ministério Público que investigasse criminalmente os integrantes do Parlamento, de maioria opositora, ao acusá-lo de usurpar as funções do presidente Nicolás Maduro, anunciou a corte.

"Exorta-se ao Ministério Público, ante a objetiva materialização de condutas constitutivas de tipos delitivos (...), para que de forma imediata proceda a determinar as responsabilidades dos integrantes da Assembleia Nacional", destacou o TSJ em uma declaração lida à imprensa.

ONU

O porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Farhan Haq, disse hoje que a entidade acompanha de perto os desdobramentos da crise na Venezuela e as manifestações. Ele disse que a entidade rechaça qualquer tipo de violência e aguarda pelo avanço de negociações.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895