Chile declara estado de alerta após incêndio que afetou cerca de 600 famílias em Valparaíso

Chile declara estado de alerta após incêndio que afetou cerca de 600 famílias em Valparaíso

Ministro da Agricultura aponta que "há 99% de chance de que esses incêndios sejam intencionais"

AFP e Correio do Povo

Cerca de 600 famílias foram afetadas

publicidade

O governo chileno declarou estado de alerta, após o incêndio que danificou pelo menos 130 casas nos arredores da cidade portuária de Valparaíso – são cerca de 600 famílias afetas. A Comissão Nacional de Florestas do Ministério da Agricultura informou, em mensagem no Twitter, que pelo menos 100 hectares foram consumidos pelas chamas e que os habitantes foram retirados da área. Bombeiros de Valparaíso e de Vina del Mar receberam o apoio de helicópteros e aviões no combate ao fogo.

Os portenhos que tiveram que fugir de suas casas, no meio das festividades da véspera de Natal, perderam todos os seus pertences e até animais de estimação durante a fuga. As autoridades e o Corpo de Bombeiros solicitaram a evacuação em massa de áreas que podem ser atingidas pelo fogo. O ministro da Agricultura, Antonio Walker, apontou diretamente para a intenção do incidente. Ele disse que "há 99% de chance de que esses incêndios sejam intencionais. Eles são causados muito perto dos setores urbanos, são incêndios de interface difíceis de combater, porque não podemos trabalhar com aeronaves".

"As pessoas que os estão provocando sabem perfeitamente como prejudicar. Outro fator que vimos que geralmente ocorre em zero hora, quando as aeronaves param de voar e o fazem em dias de temperaturas máximas", acrescentou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895