Chile recebe 11,7 mil doses de 2º carregamento de vacinas anticovid

Chile recebe 11,7 mil doses de 2º carregamento de vacinas anticovid

Doses serão distribuídas em cinco regiões do norte, centro e sul do país

AFP

Imunizante é da Pfizer / BioNTech

publicidade

O Chile recebeu 11,7 mil doses de vacinas contra o coronavírus nesta quinta-feira (31), na segunda remessa dos laboratórios da Pfizer/BioNtech que chega em uma semana a este país de 18 milhões de habitantes. O novo lote se soma às 10.000 recebidas em 24 de dezembro e que, ao longo da semana, foram injetadas em profissionais de saúde de hospitais públicos de Santiago e regiões do sul do Chile.

Essas vacinas "vão servir para dar tranquilidade e proteger todos os chilenos", afirmou o presidente Sebastián Piñera, ao receber o carregamento no aeroporto internacional de Santiago junto com o chanceler Andrés Allamand e com o ministro da Saúde, Enrique Paris. As doses serão distribuídas em cinco regiões do norte, centro e sul do país, onde várias cidades e comunas aparecem neste final de ano como as mais afetadas por um novo surto do vírus.

O presidente chileno garantiu que o processo realizado com a compra de várias marcas de vacinas - algumas ainda em fase de licenciamento em seus países de origem - não vai parar até "vacinar todas as pessoas que quiserem ser vacinadas".

O Chile fecha um 2020 difícil, em que a pandemia derrubou os indicadores econômicos a níveis históricos, não houve aulas presenciais em nenhum nível educacional, a população viveu confinamentos seletivos e obrigatórios que estiveram entre os mais longos do mundo, toques de recolher e fronteiras quase fechadas.

Em nove meses de Covid-19 no país, são mais de 600 mil pessoas infectadas e 16.499 óbitos confirmados, ou quase 22 mil, conforme o relatório epidemiológico semanal do Ministério da Saúde, que inclui casos suspeitos.

O Chile planeja vacinar 15 milhões dos 18 milhões de habitantes do país ainda no primeiro semestre de 2021. As primeiras doses foram destinadas a quase 9.000 profissionais de saúde que atuam em Unidades de Tratamento Intensivo com pacientes críticos.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895