China cancela reunião do Conselho de Segurança da ONU

China cancela reunião do Conselho de Segurança da ONU

Encontro aconteceria em Nova Iorque, foco do contágio do novo coronavírus nos EUA

Por
AFP

Conselho de Segurança da ONU reunido no mês passado

publicidade

A China, que preside o Conselho de Segurança, cancelou uma reunião nesta quinta-feira na sede da ONU na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, duramente afetada pela pandemia do novo coronavírus, e quer estimular "votos por escrito", informaram fontes diplomáticas.

O Conselho não se reúne desde 12 de março devido à pandemia e mantém fortes divergências sobre uma proposta de declaração sobre a crise e a organização de reuniões "virtuais" para votar as resoluções.

As votações do Conselho de Segurança acontecem normalmente com a mão elevada na sede da ONU, onde podem acontecer negociações de último minuto. Nesta quinta-feira, o Conselho deveria renovar o mandato dos especialistas da ONU responsáveis por examinar as sanções impostas à Coreia do Norte e ampliar o mandato da missão de paz na Somália. Estas votações serão adiadas, afirmou uma fonte diplomática que pediu anonimato.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, não fechou a sede da organização, mas Nova Iorque, epicentro da pandemia nos Estados Unidos, com mais de 30 mil contágios, está sob ordem de confinamento do governador do estado, Andrew Cuomo.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.


• não compartilhar objetos pessoais.