Cidade no Reino Unido é evacuada por risco de colapso em represa
capa

Cidade no Reino Unido é evacuada por risco de colapso em represa

Lateral do canal de derivação da represa está danificada e partes começaram a se desprender nesta quinta

Por
AFP

Governo britânico emitiu alerta de "grave inundação - risco para a sobrevivência"

publicidade

Centenas de pessoas foram evacuadas de uma localidade do centro da Inglaterra devido ao risco de colapso de uma represa. Teme-se que a represa do açude de Toddbrook esteja à beira do colapso depois das intensas chuvas que caíram na região, o que ameaçou vidas e lares dos residentes de Whaley Bridge. Uma lateral do canal de derivação da represa está danificada e algumas de suas partes começaram a se desprender na quinta-feira.

Um helicóptero do exército transportou até ali sacos para cobrir a parte danificada da represa nesta sexta-feira e 150 bombeiros vindos de todo o país estiveram bombeando água.

"É uma situação crítica", disse Julie Sharman, chefe de operações da administradora da represa. Segundo Sharman, durante a noite o nível de água diminuiu cerca de 20 centímetros.

O governo britânico emitiu um alerta de "grave inundação - risco para a sobrevivência" na área abaixo da represa. Sara Hamlet, uma empresária de 32 anos, declarou à AFP que "isto é muito surreal. Não parece que está acontecendo em absoluto. É realmente um pesadelo".

Whaley Bridge, no condado de Derbyshire, fica às margens do parque nacional Peak District e 26 km a sudeste de Manchester. A represa, que tem cerca de 1,3 milhão de toneladas de água, data do século XIX.

Um helicóptero de transporte pesado levou 400 bolsas de uma tonelada de areia, cascalho e pedras ao lugar.

O premiê Boris Johnson disse pensar "naqueles que tiveram que deixar suas casas e em todos os que foram afetados". "Os socorristas, engenheiros e as tropas da força aérea estão correndo contra o tempo para consertar a represa", concluiu.