Cinco manifestantes são detidos em Hong Kong

Cinco manifestantes são detidos em Hong Kong

Confrontos ocorreram após ação policial contra pequenos grupos

AFP

Manifestantes alegam que policiais bloquearam caminho de quem se dispersava

publicidade

Cinco pessoas foram detidas nesta segunda-feira durante confrontos noturnos entre manifestantes contrários ao governo e policiais após um novo protesto em Hong Kong. Hong Kong é cenário há algumas semanas de uma grave crise política, provocada por um projeto de lei que autoriza extradições para a China. O projeto foi suspenso, o que não acalmou os manifestantes.

Os protestos viraram um movimento mais amplo para exigir reformas democráticas e o fim da erosão das liberdades no território semiautônomo, que voltou ao controle chinês em 1997. No domingo à noite foram registrados atos de violência no bairro de Mongkok, na parte continental de Hong Kong, após um novo protesto para pressionar o governo local, favorável a Pequim.

Os confrontos aconteceram depois de uma ação policial contra pequenos grupos de manifestantes que se recusavam a aceitar a dispersão. A polícia afirmou que os manifestantes participavam em uma "concentração ilegal" e foram advertidos sobre a iminência de uma ação das forças de segurança. Os manifestantes afirmaram que as pessoas retornavam para suas casas quando os policiais bloquearam o caminho.

O movimento de protesto exige a anulação do projeto de lei sobre a extradição, uma investigação independente sobre o uso de balas de borracha pela polícia, uma anistia para as pessoas detidas e a renúncia da chefe de Governo de Hong Kong, Carrie Lam.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895