Comissão Europeia propõe abertura parcial das fronteiras externas da UE em julho

Comissão Europeia propõe abertura parcial das fronteiras externas da UE em julho

Segundo chefe de diplomacia, medida deve ocorrer mediante a série de critérios estabelecidos pelas nações europeias e a Comissão

AFP

Chefe da diplomacia europeia propõe reabertura de fronteiras

publicidade

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, anunciou nesta quarta-feira que a Comissão Europeia deve propor esta semana aos países do bloco a reabertura "gradual e parcial" das fronteiras externas da União Europeia (UE) a partir de 1 de julho.

A retomada das viagens "não essenciais" à UE não será aplicada a todos os países, e sim a um número determinado com base em uma série de critérios estabelecidos pelas nações  europeias e a Comissão, afirmou Borrell.

A medida para conter a pandemia entrou em vigor em 17 de março e, desde então, foi prorrogada nos 27 países do bloco, exceto a Irlanda, assim como em outros quatro países europeus: Suíça, Liechtenstein, Islândia e Noruega.

Na sexta-feira, os ministros europeus do Interior se expressaram a favor da reabertura gradual das fronteiras externas da UE e do espaço de livre circulação Schengen não antes de 1 de julho. Na prática, Bruxelas propõe uma última prorrogação de duas semanas.

A nível interno, os países europeus começaram a suspender os controles em suas fronteiras comuns introduzidos em março, um processo que o chefe da diplomacia comunitária pediu para ser concluído "ao longo do mês de junho".

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895