Conselho de Segurança da ONU discute hoje teste nuclear da Coreia do Norte
capa

Conselho de Segurança da ONU discute hoje teste nuclear da Coreia do Norte

Lançamento de míssil foi o sexto nos últimos 11 anos

Por
Agência Brasil

Míssil balístico atravessou o espaço aéreo do Japão antes de cair no mar japonês.

publicidade

Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) terá às 10h (11h em Brasília) desta segunda-feira, uma reunião de emergência para avaliar o teste nuclear com uma bomba de hidrogênio realizado pela Coreia do Norte realizado na madrugada desse domingo. A reunião será  a segunda realizada em caráter de emergência em menos de dez dias. A última foi no dia 29 de agosto, acionada depois de a Coreia do Norte ter realizado um teste com um míssil balístico que atravessou o espaço aéreo do Japão antes de cair no mar japonês.

Este é o sexto teste nuclear realizado pelo país em 11 anos e o 14º teste com mísseis balísticos somente este ano.  Entre os que condenaram o teste até o momento estão Brasil, Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul, França, Otan e União Europeia. Em declarações oficiais, os governos desses países e blocos reforçaram que a Coreia do Norte está violando as resoluções da ONU sobre armamentos nucleares.  O novo teste foi realizado nos arredores de Pyongang em uma base subterrânea da Coreia do Norte. Um tremor de magnitude 6,3 foi sentido no país, na Coreia do Sul e até na China.

A bomba de hidrogênio usada no teste é mais potente que a bomba lançada pelos norte-americanos em Nagasaki no Japão, em agosto de 1945. Mais de 80 mil pessoas morreram devido ao ataque - na época do lançamento, a população da cidade era de 240 mil pessoas.