Conservadores britânicos elegem 365 dos 650 deputados
Nova composição conta com 203 assentos ocupados por oposição trabalhista
publicidade
O Partido Conservador do primeiro-ministro britânico Boris Johnson conquistou a maioria absoluta de 365 deputados em uma câmara com 650 cadeiras, de acordo com os resultados finais das eleições legislativas anunciados nesta sexta-feira. A principal força de oposição, o Partido Trabalhista, obteve 203 assentos (-59), seguida pelos indepedentistas escoceses do SNP com 48 (+13) e pelo centrista Partido Liberal Democrata (LD) com 11 (-1). O índice de participação foi de 67,3%.
Comemorando o resultado, Johnson afirmou que pretende concluir acordo do Brexit no prazo de um mês e meio agora que seu partido tem maioria no parlamento. "Vou acabar com todas estas bobagens e vamos fazer (o Brexit) a tempo, em 31 de janeiro, sem 'sim, sem 'mas', sem 'talvez'", afirmou um Johnson eufórico nesta sexta-feira antes de um encontro com a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham para receber a missão de formar o governo.
No poder desde julho, mas em minoria no Parlamento, o carismático e controverso Johnson apostou na convocação de eleições antecipadas em dezembro, um mês escuro e frio, pouco propício para levar os britânicos às urnas. Foi uma aposta arriscada, que ele venceu.
O resultado dessas eleições legislativa já é considerada a maior vitória conservadora no Reino Unido, parcela política que costuma ser ofuscada pelos trabalhistas que, por sua vez, iniciarão "uma reflexão interna" após desempenho no pleito deste ano, segundo o ex-candidato do partido, Jeremy Corbyn, não não liderará próximas eleições.