Coreia do Norte testa míssil lançado de submarino

Coreia do Norte testa míssil lançado de submarino

Teste aconteceu paralelamente ao anúncio de que Pyongyang terá conversações de trabalho sobre o tema nuclear com Washington no sábado

AFP

Lançamento bem sucedido "marca o começo de uma nova fase", afirmou a KCNA

publicidade

A Coreia do Norte testou com sucesso um "novo tipo" de míssil balístico lançado a partir de um submarino, informou nesta quinta-feira a agência oficial norte-coreana KCNA, paralelamente ao anúncio de que Pyongyang terá conversações de trabalho sobre o tema nuclear com Washington no sábado. A KCNA identificou este míssil como um Pukguksong 3, um vetor balístico mar-terra (SLBM). "Este novo tipo de míssil balístico foi lançado na vertical" na quarta-feira, de águas próximas à baía de Wonsan, informou a agência norte-coreana.

De acordo com a mesma fonte, o líder Kim Jong Un enviou "felicitações" às unidades de pesquisa e desenvolvimento que participaram do lançamento, que "não teve impacto adverso na segurança dos países vizinhos". A Coreia do Norte não pode realizar testes de mísseis balísticos por força de resoluções do Conselho de Segurança da ONU. Segundo o Japão, um míssil lançado na véspera caiu nas águas de sua zona econômica exclusiva.

O lançamento bem sucedido "marca o começo de uma nova fase" para se enfrentar as "ameaças" contra a Coreia do Norte e "reforça ainda mais sua força militar para a autodefesa", afirmou a KCNA.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895