Democrata do Colorado é o primeiro governador abertamente gay dos Estados Unidos

Democrata do Colorado é o primeiro governador abertamente gay dos Estados Unidos

Eleições foram marcadas por pioneirismo nas candidaturas

Por
AFP

Democrata do Colorado Jared Polis é primeiro governador abertamente gay dos Estados Unidos


publicidade

O democrata Jared Polis se tornou nesta terça-feira o primeiro homem abertamente homossexual a governar um estado dos EUA - o Colorado - ao derrotar o republicano Walker Stapleton, segundo projeções das redes de televisão ABC e NBC. Kate Brown se tornou a primeira governadora bissexual ao se eleger em 2015 no Oregon, enquanto outro governador, Jim McGreevey, de Nova Jersey, se declarou gay ao renunciar em 2004.

• Democratas recuperam Câmara e republicanos se consolidam no Senado dos EUA

Em Vermont, Christine Hallquist, ex-presidente de uma companhia de energia, fracassou nesta terça-feira em sua tentativa de se tornar a primeira governadora transgênero dos Estados Unidos, ao ser derrotada pelo atual governador, o republicano, Phil Scott.

Hallquist, uma avó de 62 anos e sobrevivente de um câncer, entrou na política para promover a "onda azul" contra o presidente Donald Trump, que tem sido um obstáculo aos direitos das pessoas transgênero.

Embora a "onda azul" anti-Trump não tenha-se concretizado, a perda de domínio na Câmara complica suas perspectivas. Com esta vitória, os democratas poderão não apenas bloquear iniciativas do presidente, como investigar suas finanças e se aprofundar na apuração da suspeita de conluio entre sua equipe de campanha e a Rússia em 2016, aumentando a possibilidade de que se inicie um processo de impeachment contra ele.