Deputados pró-Brexit viram de costas durante hino europeu
capa

Deputados pró-Brexit viram de costas durante hino europeu

Parlamentares britânicos protestaram em primeira sessão da nova legislatura

Por
AFP

De costas, 29 deputados britânicos protestaram no Parlamento Europeu

publicidade

Os eurodeputados do Partido do Brexit, de Nigel Farage, viraram de costas nesta terça-feira durante a execução do hino europeu na primeira sessão da nova legislatura do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Os eurodeputados foram convidados a ficar de pé para ouvir o hino europeu, mas os 29 parlamentares britânicos, eleitos enquanto o Reino Unido se prepara para sair da União Europeia, expressaram sua oposição e ficaram de costas enquanto os músicos tocavam a "Ode à Alegria" de Beethoven.

O Partido Conservador britânico anunciará em 23 de julho o nome de seu novo líder e, portanto, novo primeiro-ministro, após a renúncia de Theresa May por sua incapacidade de cumprir com o Brexit. O ex-chanceler Boris Johnson é o grande favorito nesta disputa em que enfrenta o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt.

Na semana passada, Johnson considerou que seria "estranho" se a União Europeia (UE) adotasse tarifas contra os produtos britânicos em caso de Brexit sem acordo. Ao destacar que neste caso o Reino Unido não adotaria tarifas contra os produtos europeus, Johnson opinou que a UE deveria fazer o mesmo com as importações britânicas. "Não seria benéfico para seus negócios e muito menos para seus consumidores", completou. "Seria um retorno ao sistema continental de Napoleão", criticou, ao mencionar o general francês do século XIX.