Dois palestinos morrem em confronto com soldados israelenses na Cisjordânia

Dois palestinos morrem em confronto com soldados israelenses na Cisjordânia

Vítimas foram alvejadas nas imediações do Túmulo de José na noite da ultima terça-feira

AFP

Judeus e muçulmanos acreditam que local abriga restos mortais de personalidade religiosa

publicidade

Dois palestinos morreram na madrugada desta quarta-feira por tiros do exército israelense durante confrontos perto de um importante local religioso na Cisjordânia ocupada, anunciou o ministério palestino da Saúde. Raid Hamdan, 21 anos, e Zaid Nouri, 20, faleceram depois que foram atingidos por tiros de soldados israelenses nas imediações do Túmulo de José, perto da cidade palestina de Nablus.

O exército israelense informou em um comunicado que artefatos explosivos foram lançados a partir de um veículo na direção de fiéis judeus na terça-feira à noite. "Os soldados responderam com tiros contra o veículo", afirma o texto. Não há informações sobre feridos do lado israelense.

Conflito

O Túmulo de José é uma fonte de tensão no conflito palestino-israelense há muitos anos. Os judeus acreditam que o local abriga os restos mortais do patriarca bíblico José, um dos 12 filhos de Jacó. Os muçulmanos palestinos acreditam que um clérigo islâmico, o xeque Yuser (José) Dueikat, foi enterrado no local há dois séculos.

O local fica próximo a um campo de refugiados palestinos da Cisjordânia, território ocupado por Israel há mais de 50 anos. O exército israelense escolta grupos de peregrinos judeus ao local, o que frequentemente provoca alguns confrontos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895