Donald Trump deixa a Casa Branca pela última vez como presidente dos Estados Unidos

Donald Trump deixa a Casa Branca pela última vez como presidente dos Estados Unidos

Republicano viajará para Flórida e não passará o cargo para o presidente eleito Joe Biden

Correio do Povo

Trump falou brevemente à imprensa

publicidade

A poucas horas da posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump deixou a Casa Branca ao lado da esposa Melania, dando fim a um mandanto de quatro anos marcados que chacoalhou as estruturas da política doméstica e internacional. Às 10h17min (horário de Brasília) desta quarta, o helicóptero Marine One decolou de Washington D.C. rumo à Base Conjunta de Andrews, no estado de Maryland, onde o republicano participa de uma cerimônia militar de despedida do cargo. Depois, ele parte à Florida, em um avião, onde vai para uma de suas residências.

Antes de decolar, o casal acenou à imprensa brevemente e disse que "foi um prazer ser presidente dos EUA", conforme reportado pela rede CNN. Deixou a área sem responder a uma pergunta se havia algum arrependimento. Antes de embarcar, virou de costas para a Casa Braca e abanou com as mãos, dando tchau. Antes de rumar ao destino, o Marine One fez um pequeno voo sobre a capital norte-americana, passando pelo Monumento a Washington depois de dar uma volta pelo Capitólio.

Veja Também

No dia 8 de janeiro deste ano, Trump anunciou que não participaria da cerimônia de posse de Biden, quebrando uma tradição de décadas. Essa é a primeira vez desde 1869 que um presidente não passa o cargo. Naquele ano, Andrew Johnson ficou ofendido porque o mandatário eleito, Ulysses S. Grant, não quis compartilhar uma carruagem com ele. Depois, Woodrow Wilson viajou com Warren Harding para o Capitólio para sua inauguração em 1921, mas não ficou para a cerimônia por causa de sua saúde debilitada.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895