Egípcios comparecem às urnas para eleição presidencial

Egípcios comparecem às urnas para eleição presidencial

Longas filas foram registradas antes mesmo da abertura dos postos de votação

AFP

Candidato presidencial Mohammed Mursi chega para votação na cidade de Zagazig

publicidade

Nesta quarta-feira os egípcios começaram a votar para a eleição presidencial, a primeira desde a queda de Hosni Mubarak há 15 meses. Longas filas foram registradas antes mesmo da abertura dos 13 mil postos de votação.

Mais de 50 milhões de eleitores estão registrados para escolher entre 12 candidatos, que vão desde islamitas a laicos, passando por personagens da esquerda ou liberais , defensores da "revolução" ou ex-ministros do regime de Mubarak. 

Os principais candidatos são Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, Abdel Moneim Abul Futuh, islamita independente, Amr Musa, ex-ministro das Relações Exteriores e dirigente da Liga Árabe, e Hamdin Sabahi, um nacionalista árabe. 

A votação vai até às 20h (15h de Brasília) e será retomada na quinta-feira, já que o primeiro turno acontece em dois dias. Caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, o país organizará o segundo turno nos dias 16 e 17 de junho.

Inicidentes

Um policial morreu ao ser atingido por um tiro em confrontos entre partidários de dois candidatos em um bairro da zona nordeste do Cairo e um civil foi atingido por uma bala na perna, no primeiro incidente grave desde o início da votação.



Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895