Emirados Árabes Unidos enviam ajuda humanitária ao Afeganistão

Emirados Árabes Unidos enviam ajuda humanitária ao Afeganistão

Milhares de famílias afegãs foram acolhidas no território

AFP

publicidade

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram, nesta sexta-feira (3), o envio de um avião carregado com "ajuda médica e alimentar urgente para milhares de famílias" no Afeganistão, quase três semanas depois da volta dos talibãs ao poder. "Esta ajuda urgente é parte do papel humanitário que os Emirados Árabes Unidos desempenham, com o objetivo de dar apoio integral ao povo irmão afegão", informou a agência de notícias estatal WAM, citando um comunicado oficial.

Na quinta-feira (2), a ONU anunciou a retomada dos voos humanitários com destino ao norte e ao sul do Afeganistão. O Ministério das Relações Exteriores confirmou à AFP que "se trata do primeiro voo (do emirado) de ajuda humanitária", desde que o Talibã recuperou o poder.

Ao mesmo tempo, este país do Golfo também acolhe em seu território, temporariamente, "milhares de famílias afegãs", assegurando-lhes "uma vida decente", acrescentou o comunicado. Catar, Kuwait, Bahrein e Emirados Árabes Unidos foram os países do Golfo que serviram de base para a retirada de estrangeiros e afegãos que fugiam dos talibãs.

Com um lugar de destaque por seu papel de mediador nas negociações com os talibãs, o Catar foi o primeiro país do mundo a enviar um avião para o aeroporto de Cabul, na quarta-feira (1). Isso aconteceu um dia depois da retirada das tropas americanas, em 31 de agosto, e do fim operação de retirada de mais de 123.000 pessoas do Afeganistão.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895