Encontro de Eduardo Bolsonaro com Trump será na Casa Branca
capa

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Trump será na Casa Branca

Deputado já desembarcou em Washington

Por
R7

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Trump será na Casa Branca

publicidade

A comitiva brasileira que terá encontro com o presidente Donald Trump nesta sexta-feira já desembarcou em Washington. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins e o restante da comitiva já estão a caminho da embaixada do Brasil na capital, onde também fica a residência do encarregado de Negócios e ministro de primeira classe Nestor Forster Jr. Ele está à frente da embaixada desde que o embaixador Sérgio Amaral foi removido de posto.

Eduardo Bolsonaro, indicado pelo pai para ser embaixador do Brasil em Washington e presidente da da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e o chanceler Ernesto Araújo terão uma agenda de encontros nesta sexta na Casa Branca. Além de Trump, eles terão encontros privados com secretários do governo americano.

A comitiva brasileira está nos Estados Unidos como um gesto de agradecimento ao apoio do país ao Brasil no encontro do G7, quando o governo brasileiro foi alvo do presidente francês Emmanuel Macron em função das queimadas na Amazônia.

Eduardo Bolsonaro foi escolhido porém ainda não indicado oficialmente para ser o embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O R7 Planalto apurou que a indicação oficial só será feita quando o próprio Eduardo, que articula apoio no Senado para ter a indicação aprovada, avaliar que há apoio suficiente para a aprovação do seu nome.

Além de um gesto de agradecimento, a viagem desta sexta-feira servirá politicamente como demonstração de força do nome de Eduardo Bolsonaro para a embaixada. Na diplomacia é pouco comum que um deputado seja recebido por um presidente. Os encontros em geral são feitos dentro do mesmo nível hierárquico: presidentes com presidentes, vices com vices, ministros com ministros.