Espanha registra 367 mortos por coronavírus em 24h, número mais baixo em um mês

Espanha registra 367 mortos por coronavírus em 24h, número mais baixo em um mês

Total de óbitos no país ultrapassa 22 mil

AFP

Profissionais da saúde atendem paciente com novo coronavírus

publicidade

O Ministério espanhol da Saúde informou, nesta sexta-feira, 367 mortos por novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais baixo em um mês. Com isso, o número total de óbitos no país chega a 22.524.

Terceiro país do mundo em número de mortos por coronavírus, a Espanha não registrava um balanço diário tão baixo desde os 394 falecidos de 22 de março. Até o momento, são 202.990 casos confirmados da doença e, segundo testes, 16.774 pessoas desenvolveram anticorpos contra a Covid-19, totalizando 219.764.

Desde o início do confinamento, "é o primeiro dia em que podemos fornecer dados sobre pacientes curados superiores aos dados de novos casos relatados", comemorou o diretor do Centro de Emergências Sanitárias do Ministério da Saúde, Fernando Simón, em entrevista coletiva.

Segundo ele, o número de novos pacientes curados ficou em 3.105, enquanto o número de novas infecções relatadas em 24 horas foi de 2.796. São "boas notícias, digamos", completou Simón. 

As autoridades de saúde afirmam que o pico da pandemia foi ultrapassado no início de abril, quando foram registradas 950 mortes diariamente. As regiões que registram mais mortes até esta sexta-feira são Madri, com 7.765 mortes, Catalunha (4.393) e Castilla-La Mancha (2.259).

Em todo país, 35.295 profissionais de saúde foram contaminados, de acordo com o Ministério, em um momento em que a pressão sobre o sistema de saúde parece diminuir. Os 47 milhões de espanhóis estão em sua sexta semana de um duro confinamento que vai até 9 de maio. Estão autorizados a sair de casa para fazer apenas o que for essencial, como trabalhar (caso não seja possível remotamente), ir ao supermercado, ou à farmácia, ou passear com o cão.

A partir de domingo, as crianças poderão passear, ou brincar na rua, durante algumas horas por dia, como vem acontecendo em outros países europeus. O governo afirma que o confinamento começará a ser desmontado "lenta e gradualmente" em meados de maio.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895