EUA anunciam redução de tempo de isolamento recomendado ao contrair Covid-19

EUA anunciam redução de tempo de isolamento recomendado ao contrair Covid-19

Novo aconselhamento prevê reclusão de cinco dias, ao invés de dez dias

AFP

Autoridades apontaram medida para que todos "sigam suas vidas de forma segura"

publicidade

Autoridades de saúde dos Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira, que reduziram pela metade o tempo de isolamento recomendado para pessoas com Covid-19. Agora, o período caiu de dez para cinco dias em casos assintomáticos, no momento em que o aumento do número de casos da doença provoca caos nas viagens.

"A variante Ômicron se propaga rapidamente e tem o potencial de impactar todas as facetas da nossa sociedade", advertiu a diretora do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, pela sigla em inglês), principal agência de saúde americana, Rochelle Walensky, ao anunciar a mudança. "Essas atualizações garantem que todos possam seguir com suas vidas de maneira segura."

De acordo com o CDC, “essa mudança é justificada pela ciência”, segundo a qual a maioria das infecções ocorre nos dois dias anteriores e três posteriores ao surgimento dos sintomas. No entanto, a agência aconselha as pessoas assintomáticas a usarem máscara nos cinco dias seguintes.

Para os contatos não vacinados de um caso positivo, o tempo de isolamento também foi reduzido, de 14 para cinco dias, mas recomenda-se que usem máscara nos cinco dias seguintes. Os contatos próximos que tiverem se vacinado contra a Covid-19 não precisam se isolar. As recomendações do CDC servem de referência e são amplamente seguidas nos Estados Unidos, mas não são uma obrigação federal.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895