EUA avisa para ataque ao governo e tropas russa se aproximam de Kiev

EUA avisa para ataque ao governo e tropas russa se aproximam de Kiev

Secretário de Estado avaliou que derrubar presidente da Ucrânia faz parte do plano de Putin

Correio do Povo

Tropas ucranianas tentam resistir a avanço russo

publicidade

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, relatou nesta sexta-feira estar convencido de que a Rússia tentará derrubar o governo da Ucrânia. Os ataques nas proximidades da capital Kiev se intensificaram e a inteligência norte-americana avalia que um avanço pode ocorrer ainda pela manhã (horário local).

Artilharia antiaérea dos ucranianos derrubou um avião russo e diversos mísseis. Destroços acabaram atingindo um prédio, que pegou fogo. Três pessoas se feriram.

Conforme a rede CNN, tanques russos já estariam a 32 quilômetros de Kiev no começo da madrugada. As tropas mecanizadas entraram pela Bielorrússia. Na tentativa de cercar a cidade, outros batalhões teriam entrado pela Rússia. Segundo apuraram os norte-americanos, o plano seria sitiar Kiev para pressionar pela rendição do presidente, Volodymyr Zelensky.

Blinken, por sua vez, contou à ABC que não descarta ataques russos além da Ucrânia. Ele frisou o compromisso dos EUA de defender seus aliados da Otan. "O presidente (Joe Biden) deixou claro que vamos defender cada centímetro de território da Otan."


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895