EUA deixam de conceder fundos à Unesco após entrada da Palestina

EUA deixam de conceder fundos à Unesco após entrada da Palestina

Casa Branca classificou decisão de prematura e contraproducente para a paz no Oriente Médio

AFP

publicidade

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira que deixarão de conceder recursos à Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), depois que a entidade admitiu a Palestina como membro pleno. "Tínhamos que conceder um pagamento de US$ 60 milhões em novembro e não vamos fazer isso", destacou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

A Unesco aceitou a Palestina como membro com 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 votos contra, em pleito realizado em Paris (França). A Casa Branca considerou a decisão do ingresso "prematura" e "contraproducente" para a retomada das negociações de paz no Oriente Médio.

Depois de um boicote de mais de 20 anos (1984-2003) para protestar contra sua má gestão e ideologia, os Estados Unidos voltaram a participar dos programas da Unesco, por consideraram a organização um meio de difusão de valores ocidentais. A nova orientação do órgão, porém, pode estremecer as relações.

Israel, por sua vez, frisou que a decisão da Unesco afasta as perspectivas de um acordo de paz no Oriente Médio, e condenou uma "manobra unilateral" palestina. O governo israelense anunciou, ainda, que pretende suspender os repasses financeiros para a entidade, como os EUA.


Bookmark and Share


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895