EUA não descarta nenhuma opção em caso de ataque russo contra a Ucrânia

EUA não descarta nenhuma opção em caso de ataque russo contra a Ucrânia

Secretária de imprensa da Casa Branca advertiu para uma "situação extremamente perigosa"

AFP e AE

"Nenhuma opção está descartada", disse Jen Psaki

publicidade

Os Estados Unidos informaram nesta terça-feira que a Rússia prepara um possível ataque contra a Ucrânia, que poderia ocorrer a "qualquer momento". A Casa Branca advertiu que avalia todas as opções para uma resposta. "Nenhuma opção está descartada", disse a jornalistas a secretária de imprensa Jen Psaki, ao advertir para uma "situação extremamente perigosa".

"Agora estamos em uma etapa na qual a Rússia poderia, a qualquer momento, lançar um ataque contra a Ucrânia", afirmou. Segundo Psaki, a postura dos Estados Unidos é de mostrar a Moscou que "há dois caminhos". E , caso os russos não sigam o diplomático, irão sofrer as consequências, inclusive econômicas.

A porta-voz da Casa Branca também disse que impedir o gasoduto Nord Stream 2 é uma ferramenta possível, e que Washignton segue em contato com aliados sobre o tema, em especial a Alemanha. Segundo ela, o momento atual é uma situação muito perigosa, e que foi criada pela movimentação de tropas por parte do presidente Vladimir Putin.

Em um encontro marcado do secretário de Estado Anthony Blinken e o ministro das relações exterior da Rússia, Sergei Lavrov, em Genebra, o americano irá pedir ao homólogo uma desescalada de tensões. Segundo Psaki, ele "irá mostrar que há caminho diplomático para resolução".

Blinken visitará ainda a Ucrânia nesta semana, e terá uma reunião com o presidente do país, Volodymyr Zelenskyy.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895