EUA organizará reunião com parceiros sobre o Afeganistão nesta segunda-feira

EUA organizará reunião com parceiros sobre o Afeganistão nesta segunda-feira

Videoconferência reunirá representantes de França, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Grã-Bretanha, Turquia, Catar, União Europeia e Otan

AFP

Washington organizará esta reunião entre "sócios-chave"

publicidade

Chanceleres de vários países vão se reunir na segunda-feira por videoconferência para planejar o caminho a seguir no Afeganistão, anunciaram os Estados Unidos, enquanto as operações de evacuação entram na última fase em Cabul. "Os participantes vão abordar um enfoque conjunto para os próximos dias e semanas", disse o Departamento de Estado em um comunicado neste domingo.

Washington organizará esta reunião entre "sócios-chave" na véspera do dia em que o exército dos Estados Unidos deve deixar o Afeganistão após 20 anos de guerra, e pouco mais de duas semanas após a tomada do poder pelos talibãs. A videoconferência reunirá representantes de França, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Grã-Bretanha, Turquia, Catar, União Europeia e Otan.

O encontro ocorrerá no dia seguinte a que ataque aéreo dos Estados Unidos destruiu um veículo carregado com explosivos em Cabul, horas depois de o presidente Joe Biden alertar para um possível novo atentado. Na quinta-feira, um ataque terrorista matou uma centena de pessoas, entre elas 13 soldados americanos, perto do aeroporto da capital afegã.

Membros do grupo Estado Islâmico tomaram como alvo a parte externa do aeroporto, onde os Estados Unidos examinavam os pedidos de visto de afegãos, americanos e cidadãos de outras nacionalidades que tentavam deixar o país. Cerca de 114.000 pessoas foram retiradas do Afeganistão desde 15 de agosto. Na segunda-feira também será celebrada na ONU uma reunião de membros permanentes do Conselho de Segurança sobre a situação no Afeganistão.

Veja Também

 

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895