EUA tem novo recorde de mortos por coronavírus em um dia: 1.480
capa

EUA tem novo recorde de mortos por coronavírus em um dia: 1.480

País já ultrapassa as 7 mil vítimas fatais por Covid-19

Por
AFP

Estados Unidos tem novo recorde diário de mortes por coronavírus

publicidade

Os Estados Unidos registraram nesta sexta-feira, 3, quase 1,5 mil mortos por coronavírus em um dia, marcando um novo recorde no mundo, segundo uma contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. Com 1.480 mortes entre quinta e sexta-feira às 20h30 (hora local), o número total de mortos no país desde o início da pandemia chega a 7.406, de acordo com o balanço da universidade.

Mortes no país podem chegar a 240 mil, afirma Casa Branca

A Casa Branca estima que a COVID-19 vá matar entre 100.000 e 240.000 pessoas no país. Em Nova York, pedestres usavam máscaras nesta sexta-feira, às vezes artesanais ou improvisaram com echarpes ou lenços, depois que o prefeito Bill de Blasio recomendou que cobrissem o rosto para conter a propagação do vírus. 

Os cientistas do governo Trump agora acreditam que o novo coronavírus provavelmente seja transmitido pelas pessoas ao falar e respirar, e não apenas quando tossem ou espirram. O próprio Trump recomendou proteger o rosto, embora tenha dito que ele não o fará. "Escolho não fazê-lo. É só uma recomendação", afirmou. 

Mas esta mudança brusca das autoridades, que passaram semanas dissuadindo o público a usar máscaras, desanimou outros. A maioria dos nova-iorquinos vai às ruas com o rosto coberto. Mitch Cassel, oftalmologista de 64 anos que trabalha no Rockefeller Center, usou uma máscara de pintor de paredes pela primeira vez para sair. "A saúde é riqueza agora", declarou à AFP na fila de uma loja.