Exército da Nigéria ataca acampamentos de "bandidos" e deixa 78 mortos

Exército da Nigéria ataca acampamentos de "bandidos" e deixa 78 mortos

Força Aérea bombardeou regiões do noroeste do país onde os criminosos acampam

AFP

Força Aérea da Nigéria bombardeou campos de "bandidos" no noroeste do país

publicidade

A Força Aérea da Nigéria anunciou ter matado 78 membros de grupos criminosos, em bombardeios contra seus acampamentos no noroeste do país. "Em um ataque coordenado, mais de 78 bandidos foram neutralizados, e seus acampamentos, destruídos", declarou o porta-voz da Força Aérea, comandante Edward Gabkwet, citado em um comunicado divulgado na quinta-feira (5).

Há anos, o noroeste e o centro da Nigéria são palco de atividades de grupos criminosos, que atacam, saqueiam e sequestram moradores locais. Mais recentemente, passaram a fazer sequestros em massa de estudantes.

O Exército nigeriano adotou novos meios de atuação contra estes grupos, incluindo a mobilização de aviões de combate. As ações destes grupos criminosos já deixaram mais de 8.000 mortos no país, de acordo com um relatório do "think tank" International Crisis Group, publicado em maio de 2020.

Suas principais motivações são econômicas, embora algumas estejam alinhadas com grupos "jihadistas" presentes no nordeste do país. O presidente Muhammadu Buhari é cada vez mais criticado por sua incapacidade de garantir a segurança do país mais populoso da África.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895