Furacão Dorian chega à categoria 4 ao se aproximar dos EUA

Furacão Dorian chega à categoria 4 ao se aproximar dos EUA

Governador da Flórida emitiu alerta para todos os condados daquela região

AFP

Tempestade pode atingir vários pontos da costa norte-americana até o Golfo do México

publicidade

Dorian atingiu na noite desta sexta-feira a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (1 a 5), convertendo-se em um furacão "extremamente perigoso" em seu deslocamento pelo Atlântico em direção aos Estados Unidos, anunciou o Centro Nacional de Furacões (NHC). O furacão, agora com ventos de 215 km/h, estava 925 km a leste da cidade de West Palm Beach, na Flórida, e 645 km a leste das Bahamas, segundo o último boletim do NHC.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu nesta sexta-feira que os residentes se preparem para um "evento de vários dias". Os modelos de sua trajetória preveem que tocará a terra na terça-feira na costa sudeste, na altura do condado de Palm Beach, onde o presidente Donald Trump tem sua residência de verão, o clube de golfe "Mar-a-Lago".

Mas o chamado "cone da incerteza" ainda é amplo e o furacão poderia atingir qualquer outra localidade da Flórida. Aparentemente, a tempestade virará para o norte quando estiver terra adentro, ou atravessará o estado até o Golfo do México.

DeSantis expandiu o estado de emergência a todos os condados da Flórida, não só os da costa como havia anunciado inicialmente. "Isto é um evento muito sério", disse em coletiva de imprensa. "Urgimos que todos os moradores da Flórida tenham comida, remédios e água suficientes para sete dias. Este pode ser um evento de vários dias que atingirá lentamente todo o estado".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895