Grace volta a ganhar força de furacão no Golfo do México

Grace volta a ganhar força de furacão no Golfo do México

Autoridade preparam abrigos para proteger os moradores

AFP

Grace volta a ganhar força de furacão no Golfo do México

publicidade

O fenômeno Grace ganhou força no Golfo do México e virou novamente um furacão, que pode atingir nas próximas horas o estado mexicano de Veracruz (leste), informou nesta sexta-feira (20) o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. "Grace ganhou força de furacão categoria 1 (que vai até 5) na escala Saffir-Simpson" , afirma o boletim mais recente do NHC.

Grace tocou o solo na quinta-feira na península mexicana de Yucatán, onde provocou danos materiais menores e deixou quase 6.000 moradores e turistas desabrigados. No deslocamento foi rebaixado a a tempestade tropical.

Às 12h00 (horário de Brasília) desta sexta-feira, Grace estava a 325 km ao leste de Tuxpan, Veracruz e a 250 km do porto de Veracruz, deslocando-se ao oeste a 22km/h, com ventos sustentados de 140 km/h, detalhou o NHC.

"A previsão é que o centro de Grace se movimente pelo sudoeste do Golfo do México hoje (sexta-feira) e, depois, toque o solo e comece a se enfraquecer à medida que se mover para as montanhas", alertou o NHC em seu último relatório.

Impactos

O NHC advertiu que os impactos mais fortes de Grace serão registrados de Puerto Veracruz até Cabo Rojo, na mesma região. Os elementos das Forças Armadas do México estão prontos para proteger os moradores de Veracruz, informou a coordenadora nacional da Proteção Civil, Laura Velázquez.

A nebulosidade de Grace vai impactar as montanhas de Veracruz, o que provocará "escoamento para as bacias hidrológicas e, no sábado ao meio-dia ou antes, teremos algumas enchentes e deslizamentos de terra", alertou nesta sexta-feira em coletiva de imprensa o governador desse estado, Cuitláhuac García.

Autoridades da Proteção Civil de Veracruz prepararam 200 abrigos e planejam habilitar outros 2.000 caso seja necessário, informou a secretária da Proteção Civil de Veracruz, Guadalupe Osorno.

Veja Também


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895