Guia supremo do Irã recebe uma dose de vacina anticovid produzida na República Islâmica

Guia supremo do Irã recebe uma dose de vacina anticovid produzida na República Islâmica

País é a nação do Oriente Médio mais afetada pela Covid-19 com mais de 83 mil mortes

AFP

publicidade

O guia supremo iraniano Ali Khamenei, 81 anos, recebeu nesta sexta-feira a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 criada e produzida na República Islâmica, mas ainda não homologada pelas autoridades de saúde de Teerã.

A televisão estatal exibiu imagens do líder, com uma máscara no rosto, no momento em que recebeu a injeção no braço esquerdo. De acordo com a emissora, Khamenei recebeu uma dose do fármaco COVIran Barekat, desenvolvido pela Fundação da Ordem do Imã. Além disso, as autoridades iranianas anunciaram em 14 de junho luz verde para o uso "emergencial" do imunizante, que ainda não foi autorizado a entrar no mercado.

Vacinação

Asfixiado pelas sanções americanas, o Irã tem acesso a vacinas estrangeiras como a Sputnik russa ou a Sinopharm chinesa, mas reclama por não conseguir importar doses suficientes devido às dificuldades para pagar os fornecedores no exterior.

Em janeiro, Khamenei proibiu a importação de fármacos contra a Covid-19 produzidos nos Estados Unidos ou Reino Unido, alegando que isto poderia "contaminar" o país.

Número de Contágios

O Irã é a nação do Oriente Médio mais afetada pela Covid-19, com mais de 83.500 mortes e mais de 3,1 milhões de casos, de acordo com os números oficiais. Especialistas apontam, no entanto, uma subnotificação.

De acordo com o ministério da Saúde, mais de de 4,4 milhões de seus 83 milhões de habitantes receberam a primeira dose da vacina e, deste grupo, pouco mais de 25% as duas doses.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895