Incêndio destrói vinícolas e obriga milhares a deixarem suas casas na Califórnia
capa

Incêndio destrói vinícolas e obriga milhares a deixarem suas casas na Califórnia

Fogo queimou 30 mil acres de propriedades e obrigou e companhia a encerrar serviço de energia, deixando mais de um milhão sem luz

Por
Correio do Povo

Ventos de mais de 100 km/h ajudam a espalhar as chamas


publicidade

Alimentado por ventos fortes acima de 100 km/h, o incêndio "Kincade" causou grandes estragos na Califórnia na manhã deste domingo, queimando propriedades vinícolas e deixando cerca de um milhão de casas e empresas na escuridão depois que a Pacific Gas & Electric Co encerrou seus serviços como medida de segurança. As autoridades evacuaram uma grande faixa do Condado de Sonoma – o escritório do xerife do condado estima que 180 mil pessoas tiveram de deixar sua casas – e fechou estradas depois do fogo queimar mais de 30 mil acres de propriedades.

As autoridades também expandiram rapidamente o número de áreas sob ordens de evacuação obrigatórias nas primeiras horas da manhã, com rajadas de até 150 km/h percorrendo as colinas e vales ao norte da área da Baía de São Francisco. "As condições climáticas do incêndio da Bandeira Vermelha combinadas com combustíveis secos trarão o potencial de propagação muito rápida do fogo e comportamento extremo do fogo com novas ignições no domingo à noite até segunda-feira", disse a agência em Los Angeles.


Apenas 10% dos fogos foi contido | Foto: Josh Edelson / AFP / CP

Em uma onda de alertas matinais, o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia e o Gabinete do Xerife do Condado de Sonoma disseram aos residentes na parte norte de Santa Rosa, bem como nas áreas sudoeste e nordeste da cidade, que evacuassem imediatamente. A vinícola Soda Rock ao longo da State Highway 128, perto de Healdsburg, foi consumida no início da manhã de domingo. A prioridade agora é tentar salvar Healdsburg e Windsor, ao norte de Santa Rosa – as cidades foram evacuadas no sábado e, no domingo pela manhã, os bombeiros pediram que os retirantes saíssem imediatamente, dizendo que os ventos estavam empurrando o fogo rapidamente. 


Meteorologistas disseram que a baixa umidade e a vegetação anormalmente seca criaram condições para as caixas de areia, que, combinadas com os ventos fortes, eram "bastante favoráveis à propagação extrema de incêndios". hora local antes de enfraquecer alguns até domingo no final da tarde ou à noite. Eles também alertaram que os ventos secos e tempestuosos provavelmente continuarão até a manhã de segunda-feira.

Proridade é salvar cidades que ainda não foram atingidas | Foto: Josh Edelson / AFP / CP