Incêndio Dixie devasta cidade na Califórnia

Incêndio Dixie devasta cidade na Califórnia

Chamas atingiram localidade que tem cerca de 800 moradores

AFP

Incêndio Dixie devasta cidade na Califórnia

publicidade

Um enorme incêndio atingiu uma pequena cidade no Norte da Califórnia, horas depois do pedido das autoridades para que os residentes abandonassem as suas casas imediatamente. O centro de Greenville, uma comunidade no norte do estado, foi devastado pelas chamas depois que fortes ventos empurraram o incêndio Dixie naquela direção.

"Eu diria que a maior parte do centro de Greenville está completamente destruída", tuitou o fotógrafo Stuart Palley, mostrando imagens da devastação. "Meu coração está partido por esta bela cidade", completou.

As autoridades já haviam emitido alertas aos residentes de Greenville e nas proximidades de Chester, onde ventos de até 56 km/h atiçaram as chamas de Dixie, o maior incêndio ativo neste momento no estado.

"Os bombeiros estão lutando pela cidade de Greenville", disse um porta-voz do serviço florestal americano ao jornal San Francisco Chronicle na noite de quarta-feira, sem fornecer mais detalhes sobre os trabalhos. As imagens da AFP mostram como o calor do incêndio retorceu os postes de energia, com apenas algumas estruturas ainda de pé.

As chamas atingiram a localidade que tem cerca de 800 moradores por volta das 16h (17h no horário de Brasília), de acordo com Jake Cagle, do serviço florestal. "O comportamento do incêndio é intenso. Não é algo com que estamos acostumados", disse ele em um vídeo postado na noite de quarta-feira.

Poucas horas antes, o gabinete do xerife do condado de Plumas emitiu uma ordem de evacuação para cerca de 2 mil residentes de Chester. "Se você ainda está na área, deve partir para o LESTE IMEDIATAMENTE. Se você não pode partir e se sentir ameaçado pelo incêndio e puder chegar lá com segurança, refugie-se no campo de beisebol da Chester High School!", escreveu o escritório no Facebook. 

Em um segundo alerta nas redes sociais, o gabinete acrescentou: "Se você ainda está na área de Greenville, está em perigo iminente e DEVE sair agora!!! Se você ficar, é possível que os socorristas não sejam capazes de ajudá-lo".

Crise climática

O incêndio Dixie está queimando as florestas do norte da Califórnia desde meados de julho, mais um efeito da crise climática que tem provocado um calor sufocante e uma seca alarmante. Em meados de julho, a área queimada na Califórnia era de mais de 250% em relação a 2020, que por sua vez foi o pior ano da história moderna do estado.

Veja Também

 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895