Incêndios destroem cerca de 2,8 mil hectares de florestas na Guatemala

Incêndios destroem cerca de 2,8 mil hectares de florestas na Guatemala

Focos de fogo estão ativos desde dezembro devido às altas temperaturas e falta de chuva

AFP

publicidade

Incêndios devastaram 2.748 hectares de florestas na Guatemala desde dezembro. Até a data de hoje, 17 focos estão ativos devido às altas temperaturas e falta de chuva, informou nesta terça-feira a proteção civil local. 

O país da América Central registrou 751 incêndios florestais, disse David de León, porta-voz da Coordenação para a Redução de Desastres (Conred). Ele especificou que entre os focos ativos, seis estão no departamento de Petén, na fronteira com o México e Belize.

Embora as chamas tenham sido registradas nos 22 departamentos do país, o que abriga a capital é o mais afetado, com 233 incidentes. A temporada de queimadas ocorre regularmente de dezembro a junho. 

Nesta época em 2018-2019, a Guatemala registrou 1.412 incidentes que devastaram 47.375 hectares de floresta, segundo o Conred. Muitas queimadas preparam o solo para a exploração de culturas e gado. Em Petén, o fogo também é iniciado por traficantes de drogas que constroem pistas de pouso clandestinas, segundo autoridades e ativistas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895