Incêndios na Bolívia já consumiram 2 milhões de hectares

Incêndios na Bolívia já consumiram 2 milhões de hectares

Dos 2 milhões de hectares, cerca de 900 mil estão em áreas protegidas

AFP

Floresta queima desde agosto

publicidade

Os incêndios registrados desde agosto na Bolívia já arrasaram 2 milhões de hectares de bosques e pastos, incluindo áreas protegidas, informou nesta segunda-feira o governo de Santa Cruz, enquanto o ministério da Defesa denunciava queimadas deliberadas e sabotagem. A secretária do Meio Ambiente de Santa Cruz, Cinthia Asín, informou em entrevista coletiva a nova extensão dos incêndios e pediu ao poder executivo que declare desastre nacional para ampliar as ações contra os incêndios e obter mais ajuda internacional.

"Já temos mais de 2 milhões de hectares de queimadas no departamento de Santa Cruz em quase um mês e ainda não foi declarado desastre nacional no país", destacou a funcionária. Do total de 2 milhões de hectares consumidos, cerca de 900 mil estão em áreas protegidas, e as zonas mais afetadas estão em Otuquis e San Matías, no leste da Bolívia, ricas em flora e fauna.

Os ambientalistas culpam leis promulgadas pelo governo de Evo Morales que incentivam as queimadas para se ampliar a fronteira agrícola. Já o governo nacional atribui o fenômeno ao clima seco e aos ventos.

O ministro de Defensa, Javier Zavaleta, um dos integrantes do gabinete de emergência, assinalou que o governo tem mobilizado esforços para apagar os incêndios, mas verificou nos últimos dias que muitos incêndios são intencionais. "Temos certeza de que o fogo está sendo provocado de forma deliberada: por um lado por sabotadores, e do outro, por agricultores e fazendeiros que perdem o seu controle".

O ministro declarou que "este é um jogo macabro, apagamos o fogo e há pessoas nas nossas costas que o iniciam novamente...". O governo de Santa Cruz informou que nos primeiros nove dias de setembro foram registrados 2.421 novos focos de incêndio nesta região.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895