Indonésia tem alerta de tsunami após terremoto de 6,8 graus
capa

Indonésia tem alerta de tsunami após terremoto de 6,8 graus

Devido ao tremor, moradores do país fugiram de suas casas

Por
AFP

Terremoto na Indonésia impossibilitou que funcionários deixassem local de trabalho

publicidade

Um forte terremoto foi registrado nesta sexta-feira na costa sul da ilha de Java, na Indonésia, anunciou a agência nacional de catástrofes naturais, que emitiu um alerta de tsunami. O terremoto de 6,8 graus aconteceu a 147 quilômetros de Labuan (sudoeste da ilha de Java), a uma profundidade de 42 quilômetros, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A agência nacional de catástrofes naturais também informou em um primeiro momento que o terremoto atingiu 7,4 graus de magnitude, a uma profundidade de 10 quilômetros. "Há algumas áreas em risco de uma séria ameaça de um tsunami que pode chegar a três metros", disse o representante da agência, Rahmat Triyono. Moradores de Jacarta fugiram de suas casas após o tremor.

Catástrofe recorrente

A Indonésia, arquipélago de 17 mil ilhas formado pela convergência de três grandes placas tectônicas (indo-pacífica, australiana e euroasiática), fica no Anel de Fogo do Pacífico, região de forte atividade sísmica. No ano passado, um terremoto de 7,5 graus e um tsunami em Palu, nas ilhas Celebes, deixaram mais de 2,2 mil mortos e milhares de desaparecidos. Já em 26 de dezembro de 2004, um violento terremoto de 9,1 graus abalou a província de Aceh, no extremo oeste da Indonésia, e provocou um tsunami em todo o Pacífico que deixou mais de 170 mil mortos.