Irã: Avião ucraniano foi abatido sem ordem devido a bloqueio de comunicações

Irã: Avião ucraniano foi abatido sem ordem devido a bloqueio de comunicações

Comandante da Guarda Revolucionária iraniana assumiu a responsabilidade pela tragédia

AFP

Governo iraniano admitiu a responsabilidade por derrubar o avião ucraniano

publicidade

O operador de mísseis que abateu o avião da Ukraine International Airlines (UIA) nessa quarta-feira, em Teerã, disparou sem que pudesse obter a confirmação de uma ordem de disparo devido a um bloqueio das telecomunicações, afirmou um general iraniano neste sábado. 

O soldado encarregado das operações confundiu o avião de passageiros com um "míssil de cruzeiro" e teve "10 segundos" para decidir o disparo, disse o brigadeiro-general Amirali Hajizadeh, comandante do ramo aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana, que assumiu a responsabilidade pela tragédia. "Foi um míssil de curto alcance que explodiu próximo ao avião. É a razão pela qual o avião continuou voando e explodiu quando tocou o chão", disse o brigadeiro-general. 

"Assumo total responsabilidade. Eu preferiria morrer a ser testemunha de um acidente semelhante", completou Amirali Hajizadeh em comunicado transmitido pela televisão. Os 176 passageiros e a tripulação do avião morreram no acidente

Presidente iraniano fala em erro imperdoável

Pelo Twitter, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, escreveu que "a República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso" e que seus "pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto. Ofereço minhas mais sinceras condolências."

"A investigação interna das Forças Armadas concluiu que, infelizmente, mísseis disparados devido a erro humano causaram o terrível acidente do avião ucraniano e a morte de 176 pessoas inocentes. As investigações continuam para identificar e processar essa grande tragédia e erro imperdoável. #PS752", disse.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895