Japão define área de isolamento ao redor de Usina de Fukushima

Japão define área de isolamento ao redor de Usina de Fukushima

Radiação na área só deve começar a baixar em três meses e reatores só esfriarão a níveis seguros em um semestre

AFP

Japão define área de isolamento ao redor de Usina de Fukushima

publicidade

O Japão decretou oficialmente uma zona proibida, num raio de 20 quilômetros ao redor da usina nuclear de Fukushima. A medida de segurança foi definida, nesta quinta-feira (horário local), pelo primeiro-ministro Naoto Kan. O premier visitou a central de energia atômica para verigicar os reparos nos reatores, danificados pelo terremoto de magnitude 9, seguido de tsunami, no dia 11 de março.

Ao inspecionar milhares de casas na região, a polícia descobriu mais de 60 famílias vivendo dentro da área proibida, apesar do risco de contaminação por radioatividade. Os cinco reatores de Fukushima apresentaram problemas de refrigeração, após falha na energia elétrica, que alimentava suas bombas de água. Por conta disso, ocorreram explosões que expuseram o material nuclear à atmosfera e também às fontes hídricas da região, num desastre agora já classificado no mesmo nível de Chernobyl, em 1986, na Ucrânia.

A Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da planta nuclera, prevê um prazo mínimo de três meses para a queda dos níveis de radioatividade. Os reatores, por sua vez, só devem esfriar depois de seis ou nove meses desativados.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895