Japão reclassifica desastre nuclear de Fukushima para o nível máximo

Japão reclassifica desastre nuclear de Fukushima para o nível máximo

País sofreu novo terremo no mesmo dia em que reconheceu danos radioativos equiparáveis a Chernobyl

AFP

Japão reclassifica desastre nuclea de Fukushima para o nível máximo

publicidade

O Japão decidiu elevar o grau na avaliação de danos sobre o acidente nuclear em Fukushima. Nesta terça-feira (horário local), o governo reclassificou o evento atômico do nível cinco para o sete, o que o coloca no grau máximo de perigo, no mesmo patamar da catástrofe de Chernobyl, na extinta União Soviética, em 1986.

• Leia mais notícias sobre o Japão

Fukushima sofreu grandes danos após a falha no sistema de refrigeração provocada pelo terremoto de magnitude 9, seguido de tsunami que abalou o país em março. O nível sete em desastres nucleares indica grande emissão de material radioativo, com efeitos consideráveis sobre a saúde e o meio ambiente.

Em meio às más notícias e ainda normalizando o funcionamento dos sistemas de segurança da planta nuclear, o Japão foi sacudido por um novo tremor, na manhã desta terça. O terremoto de 6,3 graus de magnitude atingiu Chiba, a leste de Tóquio, conforme a Agência Meteorológica Japonesa, e teve fortes efeitos sobre a capital japonesa.

Os danos, contudo, foram apenas superficiais e não foi emitido alerta de tsunami. O epicentro do abalo ficou  a 30 quilômetros de profundidade, em meio ao Oceano Pacífico.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895